O Início
Primeiramente, se faz necessário destacar que o êxito nesse projeto se deve a longa caminhada que se iniciou no ano de 2004, com o desenvolvimento de sistemas em projetos acadêmicos no grupo “Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Rural”, vinculado ao Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural da UFSM (Deaer/UFSM). Desde esse período se trabalhou na implementação de um sistema cadastral com ferramentas de geração de relatórios sendo o mesmo utilizado em vários projetos de iniciação científica e de pós-graduação. No ano de 2007 foi defendida a dissertação de mestrado em Extensão Rural intitulada: Desenvolvimento de um Sistema Computacional para Tipificação de Unidades de Produção Familiar Através de Análise de Agrupamento (FRIEDRICH, 2007). Nesse projeto foi proposto o desenvolvimento de uma ferramenta que fosse interligada a um sistema cadastral e que utilizasse análise de agrupamentos para tipificação de unidades de produção familiar. Essa ferramenta é composta por um sistema cadastral e três módulos principais:
i) uma ferramenta de análise univariada (tem a função de visualizar as informações contidas no banco de dados através de tabulações (contagens) dos registros, além de, possuir as funções específicas para definir e preparar a matriz de dados que será utilizada nos módulos subsequentes);
ii) uma ferramenta que tem a finalidade de receber a matriz criada no módulo anterior e, através da análise de agrupamentos, possa ser criada uma tipologia das unidades de produção. Como saída (resultado) da análise é apresentado o dendograma e o relatório com os grupos formados e as respectivas distâncias;
iii) e, uma ferramenta de georreferenciamento que tem uma finalidade complementar, de representar, espacialmente, os sistemas de produção formados e ou o resultado de uma consulta específica.
O Surgimento do SIGRA
Em 2008 se implementou uma versão web do sistema cadastral. foi necessário alterar a plataforma de desenvolvimento, optando-se pela linguagem de programação PHP (PHP: Hypertext Preprocessor) e o SGBD escolhido foi o MySQL. Toda a infraestrutura e as funcionalidades desse sistema deram origem, a partir de 2012, ao SIGRA.
O SIGRA surgiu em 2012, no Rio Grande do Sul, como resultado de uma soma de esforços na busca por um modelo de organização dos serviços de ATES para Projetos de Assentamentos. Se fazia necessário uma ferramenta que permitisse a interação de forma efetiva, entre o contexto estadual e a realidade local. E que, também, viesse de encontro às expectativas e aspirações das famílias assentadas e estivesse de acordo com as diretrizes do INCRA.
Nesse anseio, o SIGRA surge tendo como principais características:
➢ Ser um sistema ágil, capaz de organizar e gerenciar as principais informações da realidade dos assentamentos de reforma agrária no Rio Grande do Sul;
➢ Servir de auxílio na elaboração de políticas públicas e na proposição de ações que contribuam para o desenvolvimento dos assentamentos;
➢ Disponibilizar, para as famílias assentadas e suas organizações, informações qualificadas que possam auxiliar no planejamento das atividades desenvolvidas na unidade de produção, bem como, contribuir nas discussões e reivindicações perante as entidades locais e regionais e do próprio INCRA;
➢ Ser um instrumento que auxilie às equipes técnicas no processo de organização, planejamento e acompanhamento do trabalho, através da geração e análise das informações relacionadas à dinâmica ambiental, social e produtiva dos assentamentos.
Aplicações Derivadas do SIGRA
O SIGRA possui um excelente potencial de replicabilidade visto que o sistema
permite que se trabalhe com vários bancos de dados simultaneamente de forma
independente; sendo necessária apenas a adaptação nos formulários de coleta das
informações conforme as demandas e particularidades de cada caso em específico. Dentre as aplicações criadas a partir do SIGRA, se pode citar: o SIGRA TCU/CGU, Formulário Projeto de Lavoura de Arroz, SIGRA Municipal/Cooperativas, Sistema de Informações Quilombolas (SIQ) e Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO).
Linha do Tempo
Começando
2004
Primeiros trabalhos envolvendo o desenvolvimento de aplicativos do tipo Desktop, com o objetivo de armazenar sistemas cadastrais de projetos de pesquisa no âmbito do Departamento de Educação Agrícola e Exntesão Rural da UFSM.
Dissertação de Mestrado em Extensão Rural
2007
Desenvolvimento de um Sistema Computacional para Tipificação de Unidades de Produção Familiar Através de Análise de Agrupamento.
Primeira Versão Web
2009
A partir de 2009, iniciou-se a implementação da ferramenta na versão Web, propiciando melhor acesso e interação entre os usuários.
Surge o SIGRA no Programa de ATES do Rio Grande do Sul
2012
Implementa-se uma versão específica do sistema, adaptado as demandas de informações necessárias ao prograam de ATES.
O SIGRA no Programa de ATER de Santa Catarina
2013
A partir da experiência exitosa no Estado do Rio Grande do Sul, o SIGRA é implantado no Estado de Santa Catarina.
SIGRA TCU/CGU
2017
Este sistema foi implementado com o intuito de realizar o tratamento de indícios de irregularidades junto aos assentamentos, oriundo do Acórdão n° 775/2016-TCU-Plenário, do Tribunal de Contas da União.
Sistema de Informações Quilombolas (SIQ)
2019
Sistema de Informações destinado a coletar e processar informações relacionadas aos territórios quilombolas.
Implementação do Sistema Nacional de Supervisão Ocupacional (SNSO)
2019
Este sistema propiciou a coleta a campo de informações, documentos, fotografias e assinaturas dos beneficiários do Programa Nacional de Reforma Agrária.
Implementação da versão 2024 do SIGRA - ATER RS
2024
O SIGRA está sendo refatorado, com novas funcionalidades e passará a ser utilizado ainda em 2024 no Programa de ATES do Estado do Rio Grande do Sul.
Situação Atual e Perspectivas Futuras
Como ações futuras, vislumbra-se um novo aporte de configurações e funcionalidades para o SIGRA, dentre elas, pode-se citar o módulo Gestão de Projetos e Controle Financeiro. Também, estamos implementando uma ferramenta de Inteligência Artificial que terá a finalidade de dar suporte à análise dos dados.